As vantagens do Marketing Digital

Não é à toa que o marketing digital está crescendo vertiginosamente.

Além do fato de que o número de pessoas conectadas à Internet cresce aceleradamente — e de todo mundo estar cada vez mais inserido no meio online — temos também todas as vantagens que o próprio meio digital oferece, como:

Comunicação

O marketing tradicional, realizado fora do ambiente online, não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas.

Portanto, um benefício muito importante do marketing digital é que ele possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

Quando um consumidor se comunica com uma marca, as duas partes estão criando uma relação de confiança.

Por esta razão, é essencial que as empresas que realizam marketing na internet tenham canais de comunicação eficientes com seus consumidores.

Desta forma, a resolução de problemas se torna muito mais eficaz, levando com que a marca crie uma boa reputação, fazendo com que os consumidores sejam mais propensos a comprar os produtos da marca várias vezes. Essa é uma das táticas mais eficazes de fidelização de clintes.

Alcance Global

Se você já estudou marketing sabe que um dos famosos 4 Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar ou região em que você irá executar suas ações.

Se você está fazendo uma campanha que envolve, por exemplo, outdoors ou flyers, a limitação geográfica impacta diretamente no custo e tamanho da ação, afinal, são peças que estão no mundo “real”.

Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

Interatividade

Uma das grandes vantagens do marketing na Internet é que ele deixa de ser uma via de mão única.

Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações mais ricas e aprofundadas com seu público.

A grande vantagem disso é que, além de você conseguir chamar mais a atenção do consumidor, toda vez que ele interage com uma ação de marketing ele também está gerando informações (comportamentais e demográficas) que podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e criar ações cada vez mais eficientes.

Métricas

Como diz o ditado, “informação é poder“. Uma das maiores vantagens do marketing digital é a disponibilidade de dados provenientes dos usuários.

Informações sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca são essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e embasadas em dados.

O real benefício de utilizar dados no marketing digital é economia de tempo e dinheiro.

Assim, evita-se que uma campanha seja criada com base em suposições, e assegura-se de que a mensagem comunicada estará de acordo com o público, e que os canais utilizados são acessados pelo público.

Desta maneira, empresas reduzem a taxa de erros e campanhas que não funcionam, e acabam economizando tempo e dinheiro.

Vantagem Competitiva

Empresas que utilizam marketing digital já estão um passo a frente dos seus competidores que ainda utilizam apenas marketing tradicional, por se beneficiarem com alcance global, interatividade, métricas e maior informação sobre seu público.

Desta forma, elas garantem maior alcance de suas campanhas, maior eficácia na sua comunicação e redução de risco, por ter ações baseadas em dados.

Mesmo entre empresas que utilizam marketing digital, aquela que sabe utilizar esta estratégia a seu favor consegue criar vantagem competitiva.

Isto ocorre pois o marketing digital é composto por diversos elementos, e quem sabe utilizá-los corretamente consegue reduzir seus investimentos em publicidade e aumentar sua receita.

Portanto, para uma estratégia de marketing digital que gera vantagem competitiva é necessário entender não só os conceitos básicos, mas também todas as ferramentas disponíveis, para selecionar o que gera mais resultados com seu público.

Tempo real

Como na Internet tudo pode ser mensurado em tempo real, os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.

Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia e gerar dados que ajudem a entender se os objetivos estão sendo alcançados ou não.

Segmentação

Essa vantagem é diretamente relacionada ao fato de ser possível coletar uma enorme quantidade de dados sobre as pessoas na Internet, o que possibilita que as empresas façam investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.

Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente e que o dinheiro gasto em marketing traga maior retorno e resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *